O Pe. Altair Rossati Ferreira nasceu no dia 05 de Outubro de 1973, filho de Pedro Lourimel Penha Ferreira e Maria Onir Rossati Ferreira, sendo o quarto filho de uma família de seis irmãos.
Foi batizado no dia 20 de Julho de 1991 e nesse mesno dia fez a sua Primeira Comunhão, tendo sido crismado por Dom Onofre Cândido Rosa no dia 23 de Outubro de 1991, na Paróquia São José, em Guia Lopes da Laguna, MS.
Na sua infância, morou na Chácara Paraíso na Colônia Cascavel.
Iniciou seus estudos na Escola Alziro Lopes, em Guia Lopes da Laguna, onde cursou todo o Ensino Fundamental e o 1º ano do 2º grau, transferindo-se depois para a Escola Coronel Felício, em Jardim, onde terminou o Ensino Médio.
No ano de 1999 iniciou sua formação no Seminário Filosófico na cidade de Brusque, em Santa Catarina.
No ano seguinte foi transferido para a Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, no qual concluiu o curso de Filosofia.
Em 2002, iniciou sua formação teológica no Instituto Teológico do Regional Oeste I, da CNBB, em Campo Grande, o qual concluiu no ano de 2005.
Foi ordenado Diácono no dia 16 de Dezembro de 2005, na Catedral Nossa Senhora de Fátima, em Jardim.
No dia 10 de Junho de 2006, recebeu a Ordenação Presbiteral, por Dom Bruno Pedron, na Paróquia São José, em Guia Lopes da Laguna.
"Não foram vocês que Me escolheram, mas Eu que escolhi vocês." Jo 15,16
Hoje é pároco na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Miranda, MS, e responsável por 32 comunidades urbanas, rurais e indígenas, coordena 22 pastorais e movimentos e apresenta o programa "A Voz da Paróquia" nas quartas-feiras na Rádio Comunitária Fm Xaraés.
É também assessor da Pastoral da Juventude a nível diocesano, Tesoureiro da Coordenação da Comissão Regional de Presbíteros - Oeste 1 e Representante do Clero Diocesano.